jump to navigation

Budapeste 1900 23/05/2010

Posted by leilakalomi in Livros.
Tags: , ,
trackback

clique na imagem para ampliar

Li o livro de John Lukacs (José Olympio, 2009) mais por curiosidade familiar do que curiosidade sobre a cidade. Meus avós eram húngaros, embora não de Buda ou Pest, mas a oeste, numa região chamada Transilvânia. Porém, a época é a mesma, o início do século XX, quando meu avô, oficial da cavalaria do exército austro-húngaro, se recusou a obedecer a um governo estranho, no caso a Romênia, que anexou o território após a Primeira Guerra, botou a mulher e os filhos num navio e veio parar no porto de Santos.

O livro é muito bom em dar uma dimensão à cidade que não imaginei que existisse. Budapest foi uma cidade cosmopolita, mais avançada até do que Viena na virada do século. Descobri que a vida intelectual da cidade fervilhava em cafés e com inúmeros jornais sendo publicados diarimente e de revistas literárias, além de uma procura por uma identidade própria magiar, tanto nas artes quanto na arquitetura. E havia também uma tolerância religiosa difícil de encontrar em outras cidades, com cristãos e judeus vivendo em harmonia. Mas nada é perfeito e muito do que li eu ouvia a minha mãe contar, como as relações de trabalho, os senhores semi-feudais e as relações com a terra e os agricultores, da dura vida no campo.

Budapest era uma cidade que queria se inserir no cenário mundial, mas algumas coisas impediram essa total integração. Em primeiro lugar, a língua magiar é única e, cá pra nós, muito difícil e um nacionalismo magiar desmensurado, que levou a erros políticos difíceis de contornar, além de uma classe política sem personalidade.

Gostei do livro, embora admita que não é para qualquer um. Mas, para os curiosos, vale a pena ler.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: