jump to navigation

Brasil, Copa & Ufanismo de Merda 16/06/2010

Posted by leilakalomi in Miscelânea.
Tags: , , ,
trackback

De quatro em quatro anos a coisa se repete. Alguns meses antes do primeiro jogo oficialmente começar, somos bombardeados pela mídia com notícias da Copa, da seleção do Brasil, dos adversários, das cidades-sede, etc, etc, etc. E com o noticiário vem também o patriotismo de ocasião, com emissoras de TV fazendo concurso pra eleger a rua melhor decorada pro mundial, entrevistas com os moradores se orgulhando de terem passado noites em claro pra deixar a rua “nos trinques”, etcétera e tal. E somos obrigados a torcer pelo Brasil. Se você cair na asneira de dizer que não vai ver os jogos do Brasil, te olham como se você  fosse uma criatura mais estranha que um ET.

O que me irrita nesse ufanismo de merda é que, movimentar os moradores pra pintar a rua de verde e amarelo é fácil, fácil. Se alguém der a idéia de movimentar as massas pra exigir saúde, educação e seguranças decentes ninguém faz. Ninguém se mobiliza pra tirar os corruptos do poder e colocar gente decente. Enquanto tiver futebol, cerveja e mulher tá tudo muito bom, tá tudo muito bem.

E tome beija-mão do presidente, e tome vuvuzela no ouvido, e tome ruas engarrafadas e metrô tão entupido que a pobre da Homônima quase foi linchada ontem para conseguir sair do vagão, e tome loucura coletiva. Pra quê?

Quando um time entra em campo só existem três resultados possíveis: ou se ganha, ou se perde ou se empata. E são onze jogadores de cada lado. Esse negócio de décimo-segundo jogador é falácia de quem está do lado de cá da tela, propaganda pra dar audiência e vender anúncios a peso de ouro.

Vi na TV que um telão foi montado nas areias de Copacabana e que depois dos jogos do Brasil vai ter show de vários artistas. Como é que é? E se o time do Brasil perder? Será que não existe essa possibilidade na cabeça das pessoas? E se voltar pra casa mais cedo vai ter outro beija-mão com o presidente?

Ontem fiquei revoltada quando os repórteres ficavam dizendo que NÓS ganhamos da Coréia do Norte. Nós, quem, cara pálida? Eu não estava em campo, muito menos o repórter. Menos, gente, menos. Um pouquinho de humildade não faz mal a ninguém.

Em algum momento, a Copa vai acabar, Brasil sendo campeão ou não. E tenho certeza de que a emissora falastrona que incentivou a decoração das ruas não vai voltar para ver se os moradores tiraram a decoração. Se alguém falar pra tirar, ninguém vai apoiar, vão dizer “hoje não dá, tenho que acordar cedo amanhã” e por aí vai. E a decoração vai se degradar, as bandeirinhas vão se enroscar nos fio de alta tensão, a cidade vai ficar suja. Por quatro anos, porque em 2014 vamos ter tudo de novo. Brasileiro só é patriota de quatro em quatro anos. Se fosse um pouquinho mais no dia-a-dia, certamente deríamos um país mais justo e igualitário. Os romanos é que tinham razão: pão e circo neles!

Anúncios

Comentários»

1. selena - 16/06/2010

Apoiado totalmente! E, se eu pudesse e se tivesse condições de vingar, eu promoveria uma moção popular pra desvincular o ano das eleições do ano da Copa pra evitar que esse fanatismo esportivo cegue ainda mais a população pros políticos safados que se aproveitam da ocasião!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: