jump to navigation

Réquiem Para Um CD 22/07/2010

Posted by leilakalomi in música.
Tags: , , ,
trackback

 

Clique na imagem para ampliar

 Se Deus pegou na mão de um ser humano para escrever uma música ela foi, em primeiro lugar, o Réquiem, de Mozart e em segundo lugar, O Messias, de Handel. Fui apresentada ao oratório no final da década de 70 ou começo da de 80, não me lembro bem. Também,  já faz tanto tempo….. E fui apresentada, mais especificamente, ao Messias pela batuta de Karl Richter . E me apaixonei. Alguns anos depois, encontrei esta mesma gravação na Modern Sound. Era um box com três CDs importado. Sabe aquele pensamento “eu tenho que ter”? Pois comprei e tinha o maior carinho por ele. Aqui tenho que descrever a embalagem, dessas que não se fazem mais. Ao abrir, ficava um CD no lado direito e um livrinho com as letras das músicas do lado esquerdo. Abrindo como se fosse um  livro, ficavam os outros dois CDs e entre eles, um pedaço de espuma que impedia que eles arranhassem caso um saísse do lugar. Pois eu amava este CD…. Até que um dia resolvi matar a saudade e descobri que a tal espumazinha havia derretido e grudado nos CDs. Com o maior cuidado, tirei  o que pude da espuma, prestando atenção para não arranhar os CDs. E tocou numa boa. Por um tempo. Um belo dia, resolvi ouvir e qual não foi a minha surpresa que descobri que o restinho da espuma que não tirei por medo de estragar o CD havia derretido e literalmente “comido” a pintura do CD. Fodeu. Sem tinta, sem música. O primeiro CD foi salvo, mas o segundo ficou com algumas trilhas imprestáveis e o terceiro partiu desta para melhor, para junto do seu criador, o velho Karl.

Fiquei desolada, mas quem tem internet não morre pagão e me pus a procurar o dito para comprar um novo. E, surpresa! Descobri que a Deutch Grammophon havia descontinuado a peça. Cacete, fiquei arrasada. Mas, fazê o quê, né? Procurei com outros intépretes e pedi ao Teacher que me trouxesse de NY. Foi decepção total. Sou uma velha gagá e não estou acostumada com essas novas leituras e o que o Teacher me trouxe é tão acelerado, que acho que os músicos tomaram um litro de Red Bull cada um antes da gravação. E as vozes não são lá essas coisas. Já estava me acostumando com a idéia de não ter meu maravilhoso Messias de volta quando, assim meio sem querer, explorando a Amazon, digitei Messiah+Karl Richter e me apareceu o mesmo CD, só que com outra embalagem!!!!! Claro que comprei no ato. Só que a Amazon também não tinha. Comprei de um particular no Reino Unido. Foi o melhor presente de aniversário que me dei! Pois ele chegou na terça-feira e desde então estou enlouquecendo os vizinhos. O vídeo abaixo é o coro final. São 3min42s de uma única palavra: “Amen”. Desnecessário dizer mais nada. Vou guardar esse CD com o maior cuidado. Detalhe: as embalagens de CD, que já eram ruins, agora estão piores. Os três CDs foram reduzidos a dois, que vêm numa embalagem de um CD. O truque é colocar o segundo atrás do primeiro. Só que, para se chegar a ele, têm-se que, literalmente, estuprar a embalagem. Já quebrei duas dessas. Uma porcaria.

Ficha Técnica: Messiah, Georg Frederich Handel, Deutch Grammophon, 1973

regente: Karl Richter

Soprano: Helen Donath; Mezzo-soprano: Anna Reynolds; Tenor: Stuart Burrows; Baixo: Donald McIntyre

Coro: John Alldis Choir; London Philarmonic Orchestra

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

