jump to navigation

O Cemitério de Praga 12/02/2012

Posted by leilakalomi in Livros.
Tags: , , , ,
trackback

Definitivamente, o senhor Umberto Eco pirou na batatinha. Não que “O Cemitério de Praga” (Umberto Eco, Ed. Record, RJ, 2010) seja ruim. Ao contrário, ele continua sendo um ótimo escritor. Porém, a trama é para lá de rocambolesca.

Não vou descrevê-la, pois seria um spoiler enorme, mas basta dizer que il signore Eco usa e abusa de personagens e passagens históricas. Alguns poderiam pensar que ele foi um tanto ou quanto didático, mas como gosto de história e ele aborda passagens pouco conhecidas por mim, como a campanha de Garibaldi na Itália e a Comuna de Paris, foi, além de didátido, muito interessante e por vezes divertido.

Vale a pena ler para se entender como surgem os boatos, as histórias contadas de boca em boca e como são criados supostos “protocolos” que de verdadeiro, só existe a mão que os escreveu e que acabam como verdades absolutas.

Recomendo para quem gosta de história e quer saber mais um pouquinho como o que acontece hoje tem raízes lá atrás na história, sendo ela verdadeira ou apenas fruto de uma imaginação para lá de criativa.

Anúncios

Comentários»

1. uaíma - 13/02/2012

Ler Umberto Eco significa disponibilizar-se a viagens advindas de seus textos, bem como dos textos de, por exemplo, embora em escala comedida, Ítalo Calvino e José Saramago. Viagens estas ou aquelas que têm bagagem capaz de cativar até mesmo os ocos ou algo supérfluos. Lembrei-me do livro The Hollow Men // Os Homens Ocos, do T. S. Ellitot.

Bela recomendação literária. Um abraço.
Darlan M Cunha


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: