jump to navigation

Cem Anos de Solidão 04/01/2013

Posted by leilakalomi in Livros.
Tags: , , , ,
trackback

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Marquez

 

Li “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, Ed. Record, RJ, Tradução de Eric Nepomuceno, 2011 pela primeira vez lá pelos idos dos anos 80, antes mesmo do autor ganhar o Nobel de Literatura. Era uma edição caprichada, com ilustrações de Caribé. Pois um dia, conversando com um amigo, puxamos lá do fundo da memória  a saga da família Buendía e suas incontáveis gerações de Aurelianos e José Arcádios. Pois bem, resolvi reler. Afinal, são mais de 30 anos desde a primeira vez que tomei conhecimento dessa maravilhosa história.

Procurei daqui, procurei dali e nada… Não sei o que aconteceu com aquela velha edição.  Se bem me lembro, já estava meio desgastada pelo tempo e pelas incontáveis vezes que foi lido por parentes e amigos. Sumiu, escafedeu-se.

Bem, o que fazer então? Descobri que a Editora Record tinha lançado uma nova edição caprichada do livro que, embora não tenha mais as ilustrações de Caribé, traz a genealogia dos Buendía o que, convenhamos, é muito útil pois é fácil se perder nas gerações de Aurelianos, José Arcádios, Remédios e Úrsulas.

E o livro continua sendo magistral! Não envelheceu um dia sequer nesses mais de 30 anos desde o lançamento. Gabo tem uma maneira única de descrever fatos inusitados com uma naturalidade e um frescor que você pode até achar que é possível que existam um Coronel Aureliano Buendía, que lutou em 38 batalhas e perdeu todas, do saco com os ossos dos pais de Rebeca que fazia “cloc, cloc, cloc”, de Remédios, A Bela, que ascendeu aos céus em carne e osso levando consigo os lençóis de linho de Fernanda e mais outras histórias deliciosas.

Esta edição está desprovida do talento de Caribé, mas tem em anexo o discurso de Gabo ao receber o Nobel e também uma breve história de como “Cem Anos de Solidão” foi escrito. Uma excelente oportunidade para se saber como é a criação de uma obra-prima. Pois é isso que “Cem Anos de Solidão” é: uma obra-prima. Recomendo. Leia que vale cada página.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: